Quis fazer um pedal... Decidi começar por um pedal de distorção, estes que normalmente são mais simples de fazer. Decidi fazer o BSIAB II, um pedal baseado digamos na 'emulação'/'imitação' de um Marshall Plexi. É uma distorção versátil uma vez que podemos ter desde uma distorção ligeira tipo 'bluesy' até uma 'rock on' distortion!
Retirei todas as informações do site
General Guitar Gadgets.
Passo 1: PCB - passar desenho para a folha de cobre
Todos os pedais e todos os aparelhos electrónicos possuem PCB's... É o centro, ou digamos o coração do aparelho, uma vez que tudo liga a uma PCB (em português, placa de circuito impresso)

<= Esta é uma placa de circuito impresso industrial, idêntica à da placa-mãe nossos PC's...

<= Esta é uma placa de circuito impresso muito mais simples (ou se quisermos, menos complexa :) ). É uma placa muito mais fácil de fazer em casa, pois tem menos pistas, é mais pequena, etc...
PASSO 1: Como primeiro passo da
construção de um pedal temos o 'fabrico'
da PCB...
Pesquisei na internet e existem imensas maneiras de fazer PCB's de modo 'caseiro'.
De certo modo, fui retirando informações de várias maneiras e fiz uma à minha maneira.
- Peguei no layout presente do site do General Guitar Gadgets e imprimi-o numa folha glossy (de maneira mais simples - papel fotográfico). ATENÇÃO: a impressão tem de ser feita com uma impressora a laser. Se fizerem com uma de jacto de tinta o mais certo é que quando tiverem a passar a impressão para a folha de cobre, resulte em nada. Já não sei onde li, mas acho que tem a ver com o facto da tinta das impressões a laser terem caracteristicas metálicas, o que faz com que fiquem agarradas à folha de cobre.
- Após ter impresso o layout, tive de passar a impressão para uma folha de cobre, que vai ser digamos, a placa (da placa de circuito impresso).

Para isso, cortei o papel à medida da folha de cobre e coloquei-a uma por cima da outra (a impressão tem de estar contra a face de cobre).
Depois é passar aquilo a ferro. A sério!
Como o ferro agarrava ao papel glossy, pus uma folha (uma qualquer, de preferencia que não tenha nada escrito) entre o ferro e a folha gossy.
O tempo é relativo, tal como a pressão a efectuar sobre o ferro, e o tempo também...
Depende da impressão, do ferro, se o Benfica perdeu outra vez ou não... muitos factores.
De qualquer das maneiras digo aqui que a temperatura do meu ferro estava na parte da Seda/Lã. Já não me lembro quanto tempo demorou, mas entre 5 a 10 min.
Nota: é preferível porem uma temperatura não muito quente e deixar que o processo seja um pouco mais demorado... os resultados obtidos aqui em casa foram melhores desse modo. ;)
Após terem passado a ferro, levem a placa à água. Deixem-na estar uns minutos debaixo de água fria para uma melhor remoção do papel.

Aqui está o resultado da placa já com a impressão na folha de cobre....
Mas atenção! a pcb ainda nao está terminada! Ainda falta o processo de etching (em que se corroi o cobre)
PASSO 2: etching process
Agora temos de corroer a placa (o cobre presente nesta). Preparamos uma solução de (per)cloreto de ferro em água. O cloreto que encontrei era em bolas)

Deixei-as estar umas duas horas (sim, porque até descobrir o nº de bolas para a quantidade de água, foi um par de tempo! Mas após ter acertado no número diria que desde aí até estar pronto... uma meia hora!)
Nota: usem luvas e avental, pois o cloreto de ferro embora não seja corrosivo para a pele, se cai na roupa já não sai.
Outra coisa, façam isto ou no exterior ou numa sala ventilada.
Após o processo de etching a placa está pronta!
Basta passar por água (e não deixar lá vestígios de cloreto de ferro, ou senão aquilo continua a corroer a placa) e depois com lixa de água para tirar a tinta por cima das pistas.

Ainda com a tinta...

Após lixar e furar...
Et voilà!
Por agora é só... Ainda não continuei o pedal, mas dentro de poucos dias posto aqui mais qualquer coisita...