Retirei todas as informações do site General Guitar Gadgets.
Passo 1: PCB - passar desenho para a folha de cobre
Todos os pedais e todos os aparelhos electrónicos possuem PCB's... É o centro, ou digamos o coração do aparelho, uma vez que tudo liga a uma PCB (em português, placa de circuito impresso)

<= Esta é uma placa de circuito impresso industrial, idêntica à da placa-mãe nossos PC's...

PASSO 1: Como primeiro passo da construção de um pedal temos o 'fabrico' da PCB...
Pesquisei na internet e existem imensas maneiras de fazer PCB's de modo 'caseiro'.
De certo modo, fui retirando informações de várias maneiras e fiz uma à minha maneira.
- Peguei no layout presente do site do General Guitar Gadgets e imprimi-o numa folha glossy (de maneira mais simples - papel fotográfico). ATENÇÃO: a impressão tem de ser feita com uma impressora a laser. Se fizerem com uma de jacto de tinta o mais certo é que quando tiverem a passar a impressão para a folha de cobre, resulte em nada. Já não sei onde li, mas acho que tem a ver com o facto da tinta das impressões a laser terem caracteristicas metálicas, o que faz com que fiquem agarradas à folha de cobre.
- Após ter impresso o layout, tive de passar a impressão para uma folha de cobre, que vai ser digamos, a placa (da placa de circuito impresso).

Para isso, cortei o papel à medida da folha de cobre e coloquei-a uma por cima da outra (a impressão tem de estar contra a face de cobre).
Depois é passar aquilo a ferro. A sério!
Como o ferro agarrava ao papel glossy, pus uma folha (uma qualquer, de preferencia que não tenha nada escrito) entre o ferro e a folha gossy.
O tempo é relativo, tal como a pressão a efectuar sobre o ferro, e o tempo também...
Depende da impressão, do ferro, se o Benfica perdeu outra vez ou não... muitos factores.
De qualquer das maneiras digo aqui que a temperatura do meu ferro estava na parte da Seda/Lã. Já não me lembro quanto tempo demorou, mas entre 5 a 10 min.
Nota: é preferível porem uma temperatura não muito quente e deixar que o processo seja um pouco mais demorado... os resultados obtidos aqui em casa foram melhores desse modo. ;)
Após terem passado a ferro, levem a placa à água. Deixem-na estar uns minutos debaixo de água fria para uma melhor remoção do papel.

Aqui está o resultado da placa já com a impressão na folha de cobre....
Mas atenção! a pcb ainda nao está terminada! Ainda falta o processo de etching (em que se corroi o cobre)
PASSO 2: etching process
Agora temos de corroer a placa (o cobre presente nesta). Preparamos uma solução de (per)cloreto de ferro em água. O cloreto que encontrei era em bolas)

Deixei-as estar umas duas horas (sim, porque até descobrir o nº de bolas para a quantidade de água, foi um par de tempo! Mas após ter acertado no número diria que desde aí até estar pronto... uma meia hora!)
Nota: usem luvas e avental, pois o cloreto de ferro embora não seja corrosivo para a pele, se cai na roupa já não sai.
Outra coisa, façam isto ou no exterior ou numa sala ventilada.
Após o processo de etching a placa está pronta!
Basta passar por água (e não deixar lá vestígios de cloreto de ferro, ou senão aquilo continua a corroer a placa) e depois com lixa de água para tirar a tinta por cima das pistas.

Ainda com a tinta...

Após lixar e furar...
Et voilà!
Por agora é só... Ainda não continuei o pedal, mas dentro de poucos dias posto aqui mais qualquer coisita...
2 comentários:
Grande tutorial :D
Abraço do Roxas do somxl.
Meu caro amigo, gostei de sua postagem, muito legal, agora ve se pode me ajudar, estou procurando um projeto de um pré com vol. bal.grav. med. agud. e master. voce tem como consegui´pera mim uma placa desta e sua indicação de componenbtes para montá-la?
Abraços
roger.junqueira@gmail.com
Enviar um comentário