sexta-feira, junho 22, 2007

Lap steel - avanços

A construção da lap steel não ficou para trás.
O passo seguinte era o de preencher os espaços no fretboard por uns tais de 'frets' (trastes/trastos, whatever). Contudo, o uso de trastes era evitável. Tratando-se isto de uma lap steel, em que a técnica de slide domina, é o próprio slide que vai servir de traste. Além disso, as cordas estão a uma distância de 1cm e tal do fretboard, por isso mesmo que houvesse trastes a sério, não teriam qualquer uso.
De qualquer das maneiras, nas lap steels costuma-se pôr umas marcas, indicando onde estaria o fret, se ele lá estivesse. Fiz essas marcas com aquelas palas de madeira que nos põem na boca, quando vamos ao médico.

Isto.

Vendem isto nas farmácias: embalagens de 100, baratinhas.

Vendem muito disto a pessoas dadas para as artes manuais e cenas do género.

O processo foi o de pôr lá o depressor (chamam a estas coisas depressores de língua), colar e cortar o que sobrou. Depois é alisar com uma lixa.
Além disto, ainda se pôs uns dot marks, como nas guitarras. No 3º, 5º, 7º, 9º, 12º.....

Para isso usei isto (não sei como se chama):


Usei os de 6mm de diâmetro.

Isto é usado tanto para fixar o fretboard ao corpo, como é usado como dot mark.





Esta parte está feita. Neste momento aguardo que chegue a ponte, para poder marcar o sitio onde os carrilhões vão ficar. Só depois de ter isso, faço a cavidade para o pickup e respectiva ligação aos controles.

Até agora, está assim:






quinta-feira, junho 21, 2007

Construção de um BSIAB II (3)

Depois de ter verificado que cabia tudo (quer dizer, mais ou menos) , entreti-me a fazer o chamado 'populating' da placa. É a fase em que se soldam os componentes à placa.

Esta fase é bastante 'straight-forward': é soldar as coisas tal como estão no boneco e mais nada.
Contudo, há que haver método. :D (not!)

Uma boa dica é começar sempre por um tipo de componentes, e não por um lado da pcb (isto digo eu, hã!). Só quando estamos (por exemplo) a soldar os condensadores é que devemos começar por um lado e acabar noutro.
Regra geral, transístores e IC's são os últimos a serem soldados. Pois se estamos a soldar pelas primeiras vezes, é natural que as soldas não sejam de muito boa qualidade, e estamos a aquecer a placa mais do que devíamos. Por vezes, esse calor passa para os outros componentes, e no caso dos IC's e transístores, estes são bastante sensíveis a este tipo de condicionantes.





Aqui, podemos ver apenas as resistências soldadas.









Aqui está tudo acabadinho, pronto para o offboard wiring!






O offboard wiring não o vou relatar aqui, visto não ter fotos e porque é a parte que menos gosto na contrução do pedal. Mas, é bastante simples e basta fazer como está na documentação no GGG.

Fiquem bem e se tiverem dúvidas, já sabem, apitem!

PS: Ah!! O pedal está feito há uns meses valentes, mas ainda não levou com os desenhos (labelling).
Tem este aspecto: