sexta-feira, junho 22, 2007

Lap steel - avanços

A construção da lap steel não ficou para trás.
O passo seguinte era o de preencher os espaços no fretboard por uns tais de 'frets' (trastes/trastos, whatever). Contudo, o uso de trastes era evitável. Tratando-se isto de uma lap steel, em que a técnica de slide domina, é o próprio slide que vai servir de traste. Além disso, as cordas estão a uma distância de 1cm e tal do fretboard, por isso mesmo que houvesse trastes a sério, não teriam qualquer uso.
De qualquer das maneiras, nas lap steels costuma-se pôr umas marcas, indicando onde estaria o fret, se ele lá estivesse. Fiz essas marcas com aquelas palas de madeira que nos põem na boca, quando vamos ao médico.

Isto.

Vendem isto nas farmácias: embalagens de 100, baratinhas.

Vendem muito disto a pessoas dadas para as artes manuais e cenas do género.

O processo foi o de pôr lá o depressor (chamam a estas coisas depressores de língua), colar e cortar o que sobrou. Depois é alisar com uma lixa.
Além disto, ainda se pôs uns dot marks, como nas guitarras. No 3º, 5º, 7º, 9º, 12º.....

Para isso usei isto (não sei como se chama):


Usei os de 6mm de diâmetro.

Isto é usado tanto para fixar o fretboard ao corpo, como é usado como dot mark.





Esta parte está feita. Neste momento aguardo que chegue a ponte, para poder marcar o sitio onde os carrilhões vão ficar. Só depois de ter isso, faço a cavidade para o pickup e respectiva ligação aos controles.

Até agora, está assim:






2 comentários:

tiago disse...

Cara, muito bom o sei site.
A muito tempo procuro um site desse aki no Brasil, e só encontro estrangeiros.
Vc conhece mais sites desse tipo por aki ?
Parabéns

Tiago Brust
tiagobrust@gmail.com

Wolfheart Guitars disse...

Grande André.
Hoje decidi dar uma volta na net para procurar informação e ideias para o meu projecto, quando decidi realizar pela primeira vez uma busca em português. E não é que aparece logo este blog simpático que me despertou a atenção!
Tive a curiosidade de ver o teu perfil e não é que o tipo, que até já se encontra numa fase bastante adiantada de um projecto interessante, é um rapaz de 16 anos!! Exactamente metade da minha idade.
Recordei-me dos meus tempos, quando tinha a tua idade e tinha exactamente a mesma curiosidade e entusiasmo que tu demonstras actualmente por este tipo de coisas. Nessa altura estava a tirar o técnico profissional de electrónica e realizava alguns projectos de pedais de efeitos, para os poder aplicar na minha guitarra eléctrica. Infelizmente naquele tempo a informação não estava tão disponível com hoje felizmente está. Pois actualmente dispomos desta ferramenta poderosa que é a internet, pelo que tive imensas dificuldades. É pá é muito complicado estar sempre a desbravar caminho para conseguir fazer as coisas, quando ainda por cima não se tem ajuda de alguém um pouco mais experiente.
Força rapaz. Não percas esse entusiasmo. Se sentires a necessidade de ajuda e se eu te a puder dar, ou se achares que me podes ajudar também, não hesites em contactar-me em hugosdsantos@gmail.com
Neste momento estou a fazer uma guitarra eléctrica de raiz. Podes encontrar alguma informação (desactualizada) em http://wolfheart.freehostia.com/
Estou muito empenhado em conseguir concretizar este projecto, mas infelizmente encontro-me numa fase complicada e preciso de ordenar as ideias. Talvez tu me possas ajudar. Acho que preciso de alguém com a cabeça mais fresca que eu, que pense comigo sobre estas coisas.
Estou também a pensar em migrar a página que te apresentei nesta mesma blogosfera, mas infelizmente não tenho tido a disponibilidade para o fazer.
Atenção que disponho de um livro com imagens vídeo em anexo que te pode dar algumas dicas importantes sobre a construção de guitarras. Não te esqueças também que o youtube também te poderá ajudar nesta tarefa, pelo que sugiro que também tires todo o partido desta ferramenta.

Um abraço e força com isso.
Wolfheart.