segunda-feira, abril 07, 2008

Shame on me!

Eu sei, já cá não "vinha" "à que tempos".
Infelizmente, não houve grandes avanços desde o último 'post'.
A lap steel continua na mesma. Tive uns problemas com a loja com a qual comprei a stop tailpiece (ponte para a lap steel), mas felizmente agora está tudo resolvido. (O problema é: continuo sem ponte!)
Seguindo em frente: encomendei peças há uns meses (da Banzai, claro) para dois novos pedalitos.
Um deles é o FKR (Four-Knob-Rat). Baseado no mítico Rat, possui uma extra placa de clipping, onde se pode escolher o tipo de clipping (em palavras simples: escolher o pormenor da distorção. Escolher a maneira como a onda é cortada na distorção (clipped).
http://en.wikipedia.org/wiki/Clipping_(audio)

Retirei toda a documentação deste site: http://www.beavisaudio.com/Projects/FKR/
Aí está alojado um documento em pdf com os layouts e o wiring, tudo ao pormenor. Cinco estrelas.
Entretanto já fiz as PCBs (com o método que aqui foi explicado) e soldei os componentes e as ligações. Infelizmente (ainda) não funciona. Não sei se 'fritei' algum transístor com a soldadura, ou então é um problema de wiring. Em stand-by neste momento.


O outro pedalito foi um suposto clone de um ZVex Wah-probe.
Arranjei o circuito de um sensor de proximidade (http://topopiccione.atspace.com/PJ16TPCInvisibleTouch.html) e o circuito do Colorsound Inductorless Wah+filter algures na net, e pus-me ao trabalho.
Já populei ambas as PCBs. O sensor de proximidade Invisible Touch funcionava bem, embora era muito sensível. Qualquer coisinha e era necessário ajustar novamente os trimpots.
Para resolver isto, fiz os possíveis para clonar o circuito original da Wah-Probe, que funciona a 100%, sem quaisquer problemas. Felizmente, o pessoal do fórum freestompboxes.org foi um "porreiraço" e fez-se o reverse engineering do dito circuito. Eu, para ajudar, fiz o layout. Era o mínimo que podia fazer.
Este novo circuito também já está na mesa, mas sem trabalhar ainda. Preciso de mais tempo para o debugging.
Deverá ficar algo como isto (esperemos!)



Entretanto, no Natal de 2007 comprei um Harley Benton GA5 por 120 euros. Basicamente, é um clone de um Epiphone Valve Jr. Amplificador a válvulas, 1*12AX7 no pré e 1*EL84 no power, rectificação de díodos. O amplificador de fábrica não é nada por aí além, ao que fiz umas modificações ao aparelho (afinal, o objectivo era mesmo esse). No site www.sewatt.com encontram-se vários esquemas e layouts para possíveis modificações.
As modificações levadas a cabo foram as mais comuns: R1 entre R2 e o input, fazer o novo bias da 12ax7, retirar a tonestack do amp a aumentar o ganho do amplificador. Está 2x melhor.
É definitivamente a melhor compra que já fiz.
Altamente aconselhada!

Sem comentários: