quinta-feira, maio 01, 2008

Finalmente alguns samples do Brown Sound

Após alguns problemas no debugging do FKR, desisti dele por agora (talvez daqui a uns tempos volte a mexer nele).
Enquanto não acabo o wah-filter + Super Hard On, gaseeio por um overdrive a válvulas porreiro.
Acho que aí ficava com um bom overdrive, uma distorção porreira, e depois fazia um fuzz porreiro. Todas as minhas necessidades de 'gain' estavam satisfeitas.
Gravei entretanto um sample um bocado manhoso do Brown Sound in a Box.
Liguei-o à toneport, e usei o Bassman como amp. Acho que pus um pouco de reverb.
Gravei um vídeo há uns dias, com ele ligado ao GA5, mas ainda não tive 'pachorra' para pôr no Youtube.
Vá, gozem: http://media.putfile.com/Demo-of-Brown-Sound-in-a-Box-through-Bassman-Toneport

quarta-feira, abril 09, 2008

Ainda esta semana....

...irei fazer uma nova mensagem onde explicarei num modo geral e leigo o funcionamento do sensor, e aplicações para o mesmo. Ainda quero ver se ponho umas imagens do layout.

segunda-feira, abril 07, 2008

Shame on me!

Eu sei, já cá não "vinha" "à que tempos".
Infelizmente, não houve grandes avanços desde o último 'post'.
A lap steel continua na mesma. Tive uns problemas com a loja com a qual comprei a stop tailpiece (ponte para a lap steel), mas felizmente agora está tudo resolvido. (O problema é: continuo sem ponte!)
Seguindo em frente: encomendei peças há uns meses (da Banzai, claro) para dois novos pedalitos.
Um deles é o FKR (Four-Knob-Rat). Baseado no mítico Rat, possui uma extra placa de clipping, onde se pode escolher o tipo de clipping (em palavras simples: escolher o pormenor da distorção. Escolher a maneira como a onda é cortada na distorção (clipped).
http://en.wikipedia.org/wiki/Clipping_(audio)

Retirei toda a documentação deste site: http://www.beavisaudio.com/Projects/FKR/
Aí está alojado um documento em pdf com os layouts e o wiring, tudo ao pormenor. Cinco estrelas.
Entretanto já fiz as PCBs (com o método que aqui foi explicado) e soldei os componentes e as ligações. Infelizmente (ainda) não funciona. Não sei se 'fritei' algum transístor com a soldadura, ou então é um problema de wiring. Em stand-by neste momento.


O outro pedalito foi um suposto clone de um ZVex Wah-probe.
Arranjei o circuito de um sensor de proximidade (http://topopiccione.atspace.com/PJ16TPCInvisibleTouch.html) e o circuito do Colorsound Inductorless Wah+filter algures na net, e pus-me ao trabalho.
Já populei ambas as PCBs. O sensor de proximidade Invisible Touch funcionava bem, embora era muito sensível. Qualquer coisinha e era necessário ajustar novamente os trimpots.
Para resolver isto, fiz os possíveis para clonar o circuito original da Wah-Probe, que funciona a 100%, sem quaisquer problemas. Felizmente, o pessoal do fórum freestompboxes.org foi um "porreiraço" e fez-se o reverse engineering do dito circuito. Eu, para ajudar, fiz o layout. Era o mínimo que podia fazer.
Este novo circuito também já está na mesa, mas sem trabalhar ainda. Preciso de mais tempo para o debugging.
Deverá ficar algo como isto (esperemos!)



Entretanto, no Natal de 2007 comprei um Harley Benton GA5 por 120 euros. Basicamente, é um clone de um Epiphone Valve Jr. Amplificador a válvulas, 1*12AX7 no pré e 1*EL84 no power, rectificação de díodos. O amplificador de fábrica não é nada por aí além, ao que fiz umas modificações ao aparelho (afinal, o objectivo era mesmo esse). No site www.sewatt.com encontram-se vários esquemas e layouts para possíveis modificações.
As modificações levadas a cabo foram as mais comuns: R1 entre R2 e o input, fazer o novo bias da 12ax7, retirar a tonestack do amp a aumentar o ganho do amplificador. Está 2x melhor.
É definitivamente a melhor compra que já fiz.
Altamente aconselhada!